Guia de crescimento pessoal para o Verão

Vais trabalhar para o bronze ou para a tua carreira?

Ahhhh…! Chegou finalmente a merecida pausa de Verão. Sol, tempo livre, dormir até tarde e aproveitar para estar com amigos e família. Os projectos da faculdade ficam de lado por uns tempos e é só chill e boa vida, e quando deres por isso...o Verão acabou! Quer decidas um caminho mais profissional ou mais relaxado, o importante é seres proactivo. Se não queres dizer “Já é Setembro outra vez! O que andei a fazer!?” aqui ficam as sugestões da KWAN para tirares proveito de tudo o que as melhores férias do ano têm para ti:

1) Faz um estágio curricular:

Se queres começar já a tua experiência profissional, procurar um estágio pode ser a melhor opção para entrares em contacto com a realidade laboral. Podes analisar os prós e contras de fazer um estágio curricular durante o verão, mas o importante é pesquisar bem as opções. Muitos dos programas específicos das faculdades fecharam o período de recrutamento em Maio, mas muitas empresas aceitam candidaturas espontâneas. Procura os estágios que te fazem babar, nunca se sabe, podes ter sorte!

Guia de crescimento pessoal para o Verão

Mas se não quiseres começar já por aí ainda te damos mais sete ideias para a Operação Verão 2018:

2) Aprende a parler anglais:

Uma boa opção para o teu verão é apostar num curso de línguas. Aquele francês enferrujado não vai arrasar na entrevista e podes mesmo dar show com um inglês de fazer corar a Rainha: Aliás, inglês é praticamente obrigatório, todas as empresas têm interesse em que domines esta língua: Há cursos mais longos e outros mais curtos. Se queres um curso intensivo, 20 dias é o que precisas. Se precisas de refrescar a memória, há escolas que dedicam o verão a cursos de reciclagem de línguas ao longo de duas a quatro semanas. Podes fazer um curso que te ajude a preparar para os exames de inglês internacionais, para ficares com um certificado no currículo. E até existem cursos de inglês no estrangeiro! (Querias férias, não era?) Opções não te faltam.

Francês é uma opção interessante já que te prepara para mercados como a França, Bélgica, Suíça, Luxemburgo e até Canadá. A Alliance Française é uma referência e propõe-te cursos de 40 horas em modalidades intensivas e super-intensivas. Se estás mais numa de férias, Nice pode ser o teu destino! É que estes cursos da Education First parecem-se muito com uma proposta de uma agência de viagens.

Outra sugestão é aprenderes Alemão, uma skill que te abre uma porta para trabalhares com clientes na Alemanha, Áustria, Suíça, Luxemburgo e Bélgica. Experimenta aprender alemão em Berlim ou Munique. Se preferes aprender alemão sem perder a fantástica costa portuguesa tens sempre os cursos intensivos do Goethe Institut em Julho e Setembro.

Se queres ser um verdadeiro poliglota, experimenta os cursos de verão do Instituto de Línguas da FCSH - NOVA.

Guia de crescimento pessoal para o Verão

3) Conhece o teu Mr. Miyagi:

Durante o verão também podes procurar um mentor para inspirar o teu percurso profissional. É o momento de virares semi-stalker e pesquisar, pesquisar, pesquisar até teres vergonha do teu histórico. Mas não tenhas. Quando achares que alguém cumpre “os teus requisitos” ganha coragem e faz um primeiro contacto. Caderno e caneta? Podes começar a tirar notas. Começa com estes três artigos:

Guia de crescimento pessoal para o Verão

4) Participa em eventos tech:

Uma boa forma de procurar um mentor e explorar novas perspectivas e áreas de trabalho é tirares um tempinho entre o ginásio, a praia, os jogos e a preguiça para ir a meet ups, palestras e workshops. Não precisas de uma agenda a abarrotar, mas também te reservámos algumas sugestões:
Usa a agenda do Meetup para procurar talks e eventos de networking de áreas que te interessem.
A agenda do Facebook pode surpreender-te com alguns eventos de que não estejas à espera.
A Eventbrite tem sugestões muito interessantes na pesquisa de eventos de tecnologia.
Até na Agenda Cultural de Lisboa és capaz de encontrar algo de interessante.
Participar em eventos é uma forma chill de criar uma rede de contactos que te podem ajudar no futuro e de enriquecer o teu QI.

Guia de crescimento pessoal para o Verão

5) Torna-te uma borboleta social:

Okay, és o megamind do tech mas deixaste a vertente social descurada? No problemo. Podes fazer um upgrade às tuas soft skills sem sofrer de calafrios. Pode ser que descubras numa destas actividades algo que te motive ou mesmo alguém que partilha os mesmos ideais contigo. Basta experimentares algo pela primeira vez. Se não for a tua onda, tudo bem...passa à próxima, ninguém te vai julgar.

Guia de crescimento pessoal para o Verão

6) Retribui com voluntariado:

Dá um pouco mais de ti e ajuda os outros no teu tempo livre. Há imensas formas de contribuir para a sociedade e ajudar quem mais precisa. Há causas ambientais, sociais e culturais. Provavelmente até já estás indeciso entre ajudar as focas ou os leões-marinhos. Se não sabes por onde começar, usa uma destas plataformas:

Guia de crescimento pessoal para o Verão

7) Parte à descoberta:

Já deves ter visto esta quote no Instagram; mas é capaz de ser muito próxima da realidade: “Travelling is the only thing you buy that makes you richer”.
Junta um grupo de amigos ou faz a mochila sozinho e parte num intra-rail para descobrir os recantos do teu próprio país. É bastante em conta e pode ser uma experiência inesquecível se estiveres de espírito aberto.
Se tiveres os bolsos a pesar e folga no relógio, alarga os horizontes da tua viagem. Um inter-rail é demasiado épico para recusar. Fica bem em qualquer conversa, seja um date ou uma entrevista e vai ser de certeza a aventura que vais recordar em velhinho. Um destino low cost pode ser outra opção. Estabelece um valor e vê as opções diretamente nas operadoras aéreas. Pode não ser a época alta para destinos de neve, mas porque não?

Guia de crescimento pessoal para o Verão

8) Get a head start:

Se para o ano és finalista que tal começar já a pesquisa para a tese? Sem grandes pressões, podes ir preparando tudo para quando chegar o Dia-D não estares num stress desconcertante.

Se falhaste os prazos de candidaturas a estágios ou programas de trainees que gostavas de ter feito, podes aproveitar para reunir um calendário aproximado desses objectivos para o próximo ano não perderes o barco outra vez!

Também podes aproveitar para te manteres a par das novidades com notícias específicas da tua área em plataformas como o Medium ou aprofundar temas curiosos e mais académicos. Dizem que “o saber não ocupa lugar”, ou tens o disco externo cheio?

Para te começares a candidatar a estágios e empregos em Setembro, podes sempre tirar uns dias para pesquisar T-U-D-O sobre as tuas empresas de sonho. Como é realmente trabalhar lá? Que expectativas podes ter? O Glassdoor ajuda-te nisso, tal como (muito) óbvio LinkedIn e o Reddit.

Se precisas mesmo de um break de tanta tecnologia, go analogic e pega num clássico de literatura ou faz um binge de cinema. Alargar interesses pode fazer de ti um polymath de sucesso.

Bronze na praia, deveres e leitura em dia. Há melhor?
Quer escolhas um caminho mais formatado ou mais inconformado; o importante é seres proactivo e não sentires que desperdiçaste o verão.
Aproveita para fortalecer o teu corpo, a tua alma e a tua mente! Que #bleçed!
(ou então tira só um time out e faz o que te der na gana!)

Guia de crescimento pessoal para o Verão

Se passas o verão online, acompanha a KWAN aqui.

July 12th, 2018
Saskia Loja

Digital Copywriter @ KWAN. O seu nome é um presságio de arte. Depois de três anos como jornalista decidiu que estava na altura de assumir o love affair com o seu cérebro e explorar o Marketing. Tem mind pops recorrentes. O seu alter-ego Matilde apodera-se dela quando tem sono. People's person, die-hard bruncher, precisa sempre de viajar mais. Crazy dog lady versão Hércules. Instafamous. jk